Aviso:

oi amigoblogueiras ! os produtos aqui postado são encontrados no mercado de grandes marcas pesquisados no GOOGLE para divulga e mante-las sempre Informados.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sobre as Fadas

A primeira resposta que surge a esta questão é a do animismo. Os povos primitivos costumam atribuir aos efeitos naturais uma causa sobrenatural e, ao mesmo tempo, julgam que todo o universo é habitado por almas ou espíritos que se incumbem de proteger um determinado objecto, um certo lugar etc. deste modo, para esses povos, há espíritos que exercem sua ação protectora sobre os lagos, os rios, os bosques, as árvores e, até mesmo a humilde plantinha que cresce na sombra de um poderoso carvalho, pode ter seu espírito protector.
Os gregos e os romanos que não eram de modo algum povos primitivos, também tinham crenças muito semelhantes. Acreditavam, por exemplo, que as erupções do Etna ou do Estromboli eram causadas por Tiphon e Vulcano. Os gregos consideravam a via-lactae como leite derramado dos seios rainha do céu; Zeus, na hora das tempestades, atirava seus raios contra a terra; Poseidon era responsável pelas tempestades no mar; Éolo guardava no fundo de uma caverna os ventos tumultuosos e, assim, por diante.
Deste ponto de vista (ponto de vista animistas) as fadas são, como os deuses e outros espíritos da natureza, produtos da imaginação popular que a tradição conserva e enriquece através da acção dos bardos e dos contadores de histórias em geral.
No mito nórdico explica-se a origem dos espíritos do seguinte modo: quando o gigante Yamir morreu, de seu cadáver, emergiram milhares de vermes. Esses vermes, imediatamente, se transformara em espíritos uns positivos (espíritos da luz) e outros negativos (espíritos das trevas). O primeiro grupo das quais as fadas fazem parte, é formado por espíritos benignos e felizes. O segundo grupo que vive em regiões subterrâneas, é formado de seres malévolos que personificam o espaço maldito das coisas e seres demoníacos que se opõem à divindade.
Noutros lugares, as fadas são tidas como anjos caídos ou mortos sem baptismo mas não suficientemente maus para irem para o inferno e que se comprazem no mal. São temidos pelo perigo que representam para os homens. Nas terras geladas, temos uma outra versão para o surgimento desses seres. Conforme essa versão, Eva, a nossa primeira mãe, estava banhando seus filhos nas águas do rio quando deus falou com ela. Apavorada com a voz divina, ela escondeu os filhos que não havia lavado. Deus, então, perguntou-lhe se todos os seus filhos estavam ali. Ela respondeu que sim, deus ouvindo isso, falou: os filhos que escondeste de mim, serão, também, escondidos dos homens. Foi desse modo que os filhos de Eva havia escondido se transformaram em elfos, gnomos e fadas.
No folclore da Escandinávia, estes espíritos (as fadas) são conhecidos como huldre. As moças huldres são excepcionalmente belas mas possuem caudas semelhantes à das vacas e, ás vezes, orelhas pontiagudas, e são forçados a viver para sempre nas regiões crepusculares, sem sofrerem as torturas infernais nem gozarem as delícias do paraíso. Em Devon, os elfos são considerados almas de crianças pagãs. Estas crenças são recentes e originam-se da tradição cristã pois o baptismo sendo desconhecido (o baptismo nos moldes cristãos) antes do cristianismo, não poderiam dar origem a tais ideias. As fadas, porém, como já vimos são muito mais antigas e precedem ao cristianismo de alguns milénios, existindo sob muitas formas e nas mais diferentes partes do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário